Trump assina ação executiva para criar fundo soberano

O presidente Donald Trump assinou uma ação executiva que, segundo ele, orientaria as autoridades a criar um fundo soberano para os EUA, dando continuidade a uma ideia que ele apresentou durante a campanha presidencial.

“Temos um potencial tremendo”, disse Trump aos repórteres no Salão Oval nesta segunda-feira, ao anunciar a medida. O presidente disse que a ação encarregaria o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e Howard Lutnick, o indicado para secretário do Comércio, de liderar o esforço.

Entre aqueles que conduzem a conversa sobre o uso do DFC tanto como um fundo soberano quanto como uma ferramenta para mudar radicalmente a abordagem dos EUA em relação à ajuda externa estão Elon Musk e Stephen Feinberg, o bilionário cofundador da Cerberus Capital Management, que Trump nomeou como vice-secretário de Defesa, segundo pessoas conhecidas que estiveram próximas da equipe de transição do presidente antes de assumir o cargo.

Trump disse na sexta-feira que estava nomeando Ben Black – filho do cofundador da Apollo Global Management, Leon Black – para chefiar o DFC.

Trump apresentou a ideia de um fundo soberano durante um discurso no Clube Econômico de Nova York durante a campanha em setembro, onde propôs canalizar o dinheiro das tarifas para um fundo patrimonial que pudesse investir em centros de produção, defesa e investigação médica.

“Criaremos o próprio fundo soberano da América para investir em grandes empreendimentos nacionais em benefício de todo o povo americano”, disse Trump na época e sugeriu que Wall Street e os líderes empresariais presentes naquele evento poderiam ter um papel a desempenhar, ajudando para “aconselhar e recomendar investimentos”.

Com informações da Reuters

Share this content:

Publicar comentário