O candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual Fábio Novo (PT) visitou, na manhã desta terça-feira (27), o Troca-Troca, ponto comercial histórico da capital do Piauí. Localizado às margens do Rio Parnaíba, o local é considerado um cartão postal da cidade. Na ocasião, Novo conversou com os vendedores do espaço e ouviu as reivindicações de quem atua há anos no Troca-Troca.
“O Troca-Troca é um símbolo da cidade, inclusive, uma das músicas mais cantadas de Teresina leva o seu nome. Fico triste de ver a situação de abandono. Ouvi as necessidades dos vendedores e o principal objetivo é a revitalização deste ponto turístico da cidade. Precisamos dessa reforma para dar dignidade às pessoas que trabalham aqui e que tiram seu sustento diário”, contou Fábio Novo.
O Troca-Troca foi inaugurado em 1985 e, desde então, oferece atividades de venda e troca de produtos. Cerca de 80 permissionários vendem diversos produtos, como móveis, bicicletas, eletrodomésticos e outros artefatos novos e usados.
No dia 11 de agosto, o Troca-Troca foi atingido por um incêndio que destruiu 10 boxes do ponto comercial. Além da perda material para os vendedores, o incidente evidenciou os problemas que já vinham sendo enfrentados pelas pessoas que circulam diariamente na região. Genival da Silva, representante dos vendedores do Troca-Troca, pontuou a falta de higiene do mercado.
“Antigamente, as pessoas vinham e visitavam o local, era um ponto turístico. Hoje, ninguém aguenta o mau cheiro do Troca-Troca. Nós queremos uma limpeza aqui e mais segurança. Além disso, muita gente perdeu mercadoria com o incêndio e está sendo difícil recuperar”, contou o vendedor.
Em seu plano de governo, Fábio Novo propõe diversas iniciativas para a revitalização de espaços públicos do Centro de Teresina. A Coordenação de Revitalização do Centro será responsável por coordenar as políticas e ações destinadas a revitalizar e preservar o centro histórico da cidade, além da criação do projeto “Centro Seguro”, com a presença da Guarda Municipal para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores, trabalhadores e visitantes.
Com informações da Ascom