Apenas o Governador Rafael Fonteles conseguirá eleger um petista para a prefeitura de Teresina. Nenhum outro líder do PT, nem sequer Wellington Dias, obteve essa aprovação do eleitorado da capital, o maior colégio eleitoral do Piauí.
O chefe do Poder Executivo do Piauí, embora sem uma tradição política constante, está sendo consagrado como o maior líder político estadual, suplantando o líder Wellington Dias, porquanto elegerá Fábio Novo, o primeiro petista a dirigir a capital piauiense, e derrotando o líder oposicionista Sílvio Mendes, com uma vitória extraordinária, levando ao comício da convenção 41,7 mil pessoas, sendo a maior convenção já realizada no Brasil, como reafirmou o Governador Rafael Fonteles.
Elegendo Fábio Novo (PT), prefeito de TERESINA, como efetivamente o fará, o Governador Rafael Fonteles será elevado como o maior líder do Piauí, rompendo este privilégio de Wellington Dias.
Evidentemente que somente Wellington Dias e nenhum outro filiado do PT, poderá se abspinhar, com esta aquisição e liderança de Rafael, porque foram Wellington Dias, bem como Themístocles e a coligação então liderada pelo ex-Governador WD e a Governadora Regina Sousa que escolheram Rafael para Governador, após sua passagem extraordinariamente produtiva e resolutiva pela Secretaria de Fazenda, como Secretário exemplar na gestão.
O que todos temos que fazer é fortalecer e consolidar este prestígio popular, hoje nacional de Rafael, para que não haja problema na sua reeleição de 2026 e o projeto como eventual postulante à presidência da República em 2030, como postulante xdos piauienses. Dificilmente qualquer outro líder petista intimidará e/ou ofuscará a liderança de Rafael Fonteles em 2030, como pretendente à presidência da República.
O Governador Rafael Fonteles é o mais preparado de todos os governadores petistas e já é um líder nacional, condição adquirida quando foi presidente do Consefaz e está reafirmando esta liderança como Governador do Piauí no Estado.
E esta eleição vitoriosa de Fábio Novo em Teresina vai reafirmar, mais ainda, o seu poder político nacional, como o primeiro petista eleito prefeito de Teresina, graças a liderança e a coordenação efetivo do Governador Rafael, com os 41,7 mil corações vibrando na convenção pluripartidária que escolheu e consagrou Fábio Novo como candidato a prefeito da capital.
MAGNO PIRES é Secretário Geral da Academia Piauiense de Letras-APL (o único batalhense eleito pelo seu colegiado, para exercer este cargo, na história do mais que centenária sodalício) e Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.