Donald Trump, candidato a presidente dos EUA - Foto: Reprodução

Trump é oficializado como candidato do Partido Republicano

O Partido Republicano dos Estados Unidos oficializou nesta segunda-feira (15), durante sua convenção nacional em Milwaukee, no estado de Wisconsin, a nomeação do ex-presidente Donald Trump como candidato nas eleições presidenciais de 5 de novembro.

Apenas dois dias depois de sobreviver a uma tentativa de assassinato durante um comício, Trump foi confirmado pelos delegados do partido como o candidato republicano em um pleito no qual provavelmente vai enfrentar o atual mandatário, Joe Biden, do Partido Democrata.

Os quase 2,4 mil delegados do Partido Republicano que representam estados e territórios dos EUA estavam entregando seus votos para Trump em bloco.

Quando Eric Trump, filho do ex-presidente, anunciou a entrega dos votos da Flórida para seu pai, o número necessário para formalizar a candidatura foi alcançado, e os participantes da convenção comemoraram a confirmação ao som da música Celebration, de Kool & the Gang e Pat Boone.

A Convenção Nacional Republicana começou nesta segunda-feira em Milwaukee com a nomeação de Trump considerada apenas uma formalidade: ele precisava dos votos de 1.215 delegados e, no processo de primárias do partido, tinha garantido os de 2.268.

Além disso, sua última adversária nas primárias, Nikki Haley, ex-embaixadora dos EUA na ONU, liberou os 97 delegados que ela conseguiu na disputa interna para votarem no ex-presidente.

A união do partido em torno de Trump tornou-se ainda mais evidente depois que ele sobreviveu a uma tentativa de assassinato no último sábado em um comício no estado da Pensilvânia, onde foi baleado de raspão na orelha direita por um jovem de 20 anos.

Trump escolhe senador de 39 anos com candidato a vice de sua chapa
Donald Trump anunciou J.D. Vance como seu candidato à vice-presidência nas eleições americanas nesta segunda-feira (15). James Donald Bowman (nome de batismo de Vance), 39 anos, é senador pelo estado de Ohio desde 2023.

Anúncio foi feito pelo ex-presidente na rede social Truth Social. Depois, o nome foi confirmado durante a Convenção Nacional do Partido Republicano, que começou hoje (15) e vai até quinta-feira (18).

Trump afirmou que a decisão foi tomada “após longa deliberação e reflexão, e considerando os talentos de muitos outros”. “Serviu honrosamente nosso país no Corpo de Fuzileiros Navais, formou-se na Ohio State University em dois anos, summa cum laude, e se formou na Yale Law School, onde foi editor do The Yale Law Journal e presidente da Yale Law Veterans Association”, escreveu.

J.D Vance é filiado ao Partido Republicano e senador pelo estado de Ohio. Ele foi eleito em 2022 e assumiu o cargo no início do ano passado.

Candidato a vice é formado em direito. Ele estudou na Universidade Estadual de Ohio e na Faculdade de Direito de Yale.

Em 22 de junho, o republicano anunciou que o nome de seu companheiro de chapa já estava definido. Na ocasião, o ex-presidente disse que ainda não tinha contado sua decisão para ninguém.

Decisão foi anunciada dois dias após tentativa de assassinato. Trump foi alvo de um atirador e sofreu um ferimento na orelha direita no último sábado (13), durante um comício na Pensilvânia. Um homem morreu e outras duas pessoas ficaram feridas devido aos tiros. O jovem que efetuou os disparos foi morto por um atirador de elite.

Trump prometeu discurso para “unir o país” após o atentado. O ex-presidente indicou que deve fazer um discurso “bem diferente” do que havia planejado. “É uma oportunidade de unir o país, me foi dada essa possibilidade”, declarou o ex-presidente ao site Washington Examiner.

*EFE

talvez você goste