Tata Motors compra grupo italiano Iveco por 4,4 bilhões de dólares

A Tata Motors anunciou a compra do grupo italiano Iveco por 3,8 bilhões de euros (US$ 4,4 bilhões ou aproximadamente R$ 245 bilhões), com o objetivo de consolidar sua presença no setor de veículos comerciais, como ônibus e caminhões. O acordo foi divulgado nesta sexta-feira (30) pelas duas empresas, que afirmaram que a operação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2026.

Compra e divisão desmembrada

O negócio não inclui a divisão de defesa da Iveco, fabricante de veículos blindados, que será vendida ao grupo italiano de defesa e aeroespacial Leonardo, por uma transação avaliada em 1,7 bilhão de euros. Segundo as empresas, “não há sobreposição em suas posições industriais e geográficas”, fortalecendo a entidade unificada.

Perspectivas e projeções

Com a aquisição, a nova companhia combinada pretende vender cerca de 540 mil veículos ao ano, com receita projetada de 22 bilhões de euros. Metade dessa receita virá da Europa, 35% da Índia e 15% das Américas. “As perspectivas reforçadas dessa nova combinação são muito positivas em termos de segurança no emprego e da presença industrial do Grupo Iveco como um todo”, declarou Suzanne Heywood, presidente da Iveco.

Fortalecimento no mercado europeu

A união reforça a presença da Tata na Europa, onde já atua através da Jaguar Land Rover, subsidiária da Tata Motors. Segundo a companhia, “não há sobreposição em suas posições industriais e geográficas, criando uma entidade mais forte e diversificada”.

Impacto no setor e expectativas futuras

A expectativa é que o negócio fortaleça a posição das empresas no mercado global, consolidando uma operação mais robusta no setor de veículos comerciais. A conclusão do acordo reforça as estratégias de crescimento da Tata e a expansão de sua atuação internacional.

Para saber mais detalhes, acesse o fonte original.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário