Horta comunitária de Zeca Pagodinho já produziu 1 tonelada de alimentos
Na propriedade do cantor Zeca Pagodinho, em Duque de Caxias (RJ), uma horta comunitária criada em julho deste ano já produziu mais de 1 tonelada de alimentos. O espaço, que ocupa 8 mil metros quadrados, é resultado de uma iniciativa para promover a agricultura urbana e o fortalecimento da economia solidária na região.
Transformação e parceria no cultivo agroecológico
Antes coberto por pastagens, o terreno foi convertido em uma área de cultivo agroecológico por iniciativa do filho do cantor, Luiz Carlos da Silva. Além de ceder o espaço, Zeca Pagodinho participa ativamente do projeto, que é apoiado pelo Instituto Zeca Pagodinho, em parceria com a Embrapa, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o projeto Cidade Sem Fome.
Capacitação e solidariedade
Moradores da região têm a oportunidade de aprender técnicas de plantio para tornar seus próprios quintais produtivos. Atualmente, o instituto oferece cursos ligados à agricultura para 30 alunos, promovendo educação ambiental e autonomia alimentar.
Contribuição social e impacto ambiental
Segundo o Instituto Zeca Pagodinho, a produção já soma mais de uma tonelada de alimentos, incluindo frutas, verduras e legumes que são destinados a moradores e cozinhas solidárias locais. “A vida tem que ser assim, ninguém pode viver sozinho. Tem que ser tudo dividido. É a vida, dividir o que eu ganhei”, comenta o cantor sobre a iniciativa.
O projeto evidencia como ações comunitárias podem fortalecer o acesso a alimentos saudáveis e promover a sustentabilidade, além de valorizar a agricultura familiar e o cultivo ecológico de alimentos.
Para saber mais detalhes sobre a iniciativa, acesse o matéria completa no G1.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:
Publicar comentário