RFCC-PI reforça projeto Salão Maria Bonita com curso para pacientes oncológicos

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC/PI) tem como missão de acolhimento e cuidado com os pacientes em tratamento oncológico. Dentro do projeto Salão Maria Bonita, que integra o Projeto Aliviar, a instituição realiza ações voltadas à valorização da autoestima, como curso de capacitação para voluntárias com técnicas de laços e amarrações de lenços.

A ação é um complemento ao trabalho já desenvolvido pela Rede Feminina, que há anos recebe doações de cabelo com, no mínimo, 28 centímetros. Esses cabelos são enviados a uma voluntária parceira em São Paulo, que confecciona perucas posteriormente emprestadas a pacientes em tratamento. Além das perucas, o projeto também disponibiliza lenços e toucas, gratuitamente, através do Salão Maria Bonita, instalado no Espaço Sorriso.

Agora, com o novo curso, as voluntárias terão a oportunidade de aprender a confeccionar laços e realizar diferentes amarrações com lenços, proporcionando um toque de beleza, cuidado e sensibilidade para quem enfrenta o câncer.

“Queremos que cada paciente se sinta especial, um lenço bem colocado, um laço bonito, pode parecer algo pequeno, mas para quem está passando pelo tratamento, representa carinho, acolhimento e respeito”, destaca Carmen Campelo, presidente da Rede Feminina.

Para a coordenadora Lenora Campelo, o curso também fortalece o papel das voluntárias.

“Estamos sempre buscando formas de melhorar o cuidado que oferecemos. Com essa capacitação, nossas voluntárias poderão contribuir ainda mais para o bem-estar emocional das pacientes, ajudando-as a se sentirem bem consigo mesmas”, afirma.

O projeto segue aberto à colaboração da sociedade. As doações de cabelo são fundamentais para a continuidade das ações. Para contribuir, os fios precisam ter no mínimo 28 cm e podem ser entregues diretamente na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Com informações da Ascom

Share this content:

Publicar comentário