SAF confirma que carga de mel retida é liberada para os EUA
A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) confirmou nesta segunda-feira (14) que as 95 toneladas de mel orgânico que estavam paradas no porto de Pecem, em Fortaleza, foram exportadas para os EUA. A mercadoria tinha sido cancelada devido às tarifas de 50% impostas aos produtos exportados pelo Brasil.
“Esse mel agora, que estava pronto para exportação, a Casa Apis tinha dois contêineres já no Porto de Pecém, pronto para exportação. Essa situação foi resolvida e o produto foi exportado sem sofrer essa tarifa de 50%”, afirmou a secretária Rejane Tavares.
Segundo Rejane, o governo estadual e federal trabalham juntos para abrir novas possibilidades de mercado.
“As negociações para o futuro ainda estão em estudo. Precisamos montar uma estratégia. A gente tem uma perspectiva muito grande de que, a nível de Governo Federal, novos mercados sejam abertos”, afirmou.
O Piauí, que é o segundo maior produtor de mel do Brasil, tem na agricultura familiar a base da sua produção apícola.
“A produção de mel do estado do Piauí, em sua maioria, é feita pelos agricultores familiares. Muitos são vinculados às cooperativas, mas também temos produtores independentes que fornecem para empresas. É uma situação delicada”, disse a secretária.
Da Redação
Share this content:
Publicar comentário