Meta lança óculos inteligentes Oakley com gravação em 3K e foco no público premium
A Meta apresentou nesta sexta-feira (20) novos modelos de óculos inteligentes da Oakley, marcando sua primeira incursão além da parceria com a Ray-Ban. Os óculos, voltados para atletas e público premium, trazem melhorias na duração da bateria, gravação de vídeos em resolução 3K e resistência à água, além de preços que variam de US$ 399 a US$ 499.
Inovação no design e funcionalidades da Oakley Meta HSTN
Os novos óculos da Oakley, baseados no design HSTN da marca, oferecem recursos como chamadas, ouvir música, tirar fotos e vídeos, além do assistente de inteligência artificial da Meta para responder a perguntas sobre o ambiente ao redor. Segundo Alex Himmel, vice-presidente da Meta responsável pelos wearables, o foco é na atividade física, com uso em montanhas-russas, ciclismo e atividades aquáticas.
O modelo de edição limitada, com detalhes dourados, custa US$ 499 (aproximadamente R$ 2.740,51), enquanto versões mais acessíveis partem de US$ 399 (cerca de R$ 2.190,51). Ambos os modelos oferecem até 8 horas de uso contínuo com uma única carga, com estojo que prolonga a bateria por até 48 horas. Himmel afirmou que “você pode esperar um ganho de 40% na duração” em relação às versões anteriores.
Estratégia e perspectivas de expansão da Meta no mercado de hardware
Apesar do fracasso dos primeiros Ray-Ban Stories em 2021, os modelos subsequentes, lançados em 2023, tiveram grande sucesso, estimulando a Meta a investir em mais dispositivos de óculos inteligentes. Himmel explicou que a popularidade dos Ray-Bans aumentou por melhorias nos aspectos de áudio, microfones, a qualidade da câmera e da inteligência artificial.
O executivo destacou que a Meta planeja lançar novos modelos de óculos sem display, incluindo um direcionado para ciclistas com câmera centralizada, ainda neste ano — além de dispositivos com display para notificações e visores de realidade aumentada, previstos para 2027.
A concorrência e a estratégia de mercado
Empresas como Apple e Amazon também estão investindo na categoria de óculos inteligentes. A Apple planeja lançar seu primeiro produto no final de 2026, com melhor integração ao seu ecossistema, enquanto a Amazon atualmente comercializa modelos sem câmeras.
Himmel afirmou que a Meta já vendeu milhões de unidades de seus produtos e que a popularidade cresce semanalmente, graças às melhorias incrementais nos Ray-Bans. “A qualidade de áudio, microfones, câmera e IA evoluíram bastante”, disse ele.
Próximos passos e lançamento
O primeiro modelo da Oakley, uma edição limitada de US$ 499, estará disponível para pré-venda em 11 de julho. Haverá versões de US$ 399 nas cores cinza, preto, marrom e transparente, com lentes trocáveis e opcionais, como fotossensíveis e polarizadas. A Meta pretende lançar várias marcas dentro do grupo EssilorLuxottica, buscando agilidade frente às rápidas mudanças no mercado de moda e tecnologia.
Segundo Himmel, a Meta mantém uma estratégia de inovação contínua, com planos de lançar novos óculos da Oakley baseados no design Sphera ainda neste ano, voltados para ciclistas, com câmera centralizada. A empresa também prepara o lançamento de óculos de realidade aumentada em 2027, que unirão aplicativos digitais ao mundo real.
Mais informações podem ser acessadas na fonte original.
Com informações do Jornal Diário do Povo
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