Festival de Cajuína foi sucesso de público
No último fim de semana, aconteceu o Festival da Cajuína e das Bebidas Regionais, que reuniu em três dias de feira, produtores locais, especialistas e entusiastas em um local privilegiado do Riverside Shopping. O evento destacou o caju como um importante elemento impulsionador da economia local.
A feira que recebeu produtores de diversas bebidas foi prestigiada também por autoridades, dentre elas o deputado federal Merlong Solano que enfatizou a relevância do caju para a economia local e regional.
“O Caju é uma das grandes potencialidades do Piauí. Emprega cerca de 30.000 pessoas. A gente já sabe que o Caju é ótimo para a cajuína, para os doces. A castanha é uma beleza, mas o caju serve para muito mais que isso. A fibra do caju pode produzir diversos tipos de alimentos e também bebidas. A cachaça do caju, uísque do caju, enfim, é uma riqueza que o Piauí precisa incentivar para gerar mais renda.”
O deputado avalia o Festival como uma excelente amostra para o que o Piauí é capaz de produzir.
“O Piauí é produtor de várias cachaças, inclusive duas são produzidas na minha cidade natal, em honra a cachaça São Vicente e a São João. Tem também a cachaça Lira. Tem também a Mangueira. Nós temos gente produzindo cerveja artesanal no estado do Piauí, chopp e diversos tipos de licor. Isso aqui é uma amostra do que o Piauí é capaz de produzir a partir das suas riquezas naturais”, ressalta Merlong Solano.
Nos estandes da feira, o caju também era ingrediente principal em cachaças, produtos e em pratos culinários, os visitantes puderam conferir e degustar várias opções de salgados e doces recheados com a fibra do caju.
Para o Carlos Eulailo, da Rambeer Cervejaria, a feira é um grande exemplo de inovação.
“Olha, o festival para mim é uma inovação, porque eu não conhecia, morava fora. E a diversidade que tem aqui de produtos, a variedade está sendo muito interessante. Produtos que eu não sabia nem que existiam. Sim, de derivados de banana, de caju e de outras frutas.”
O Festival da Cajuína e das Bebidas Regionais, além de servir de vitrine para os produtores locais, também trouxe em sua programação palestras e bate-papos que promoveram conhecimento e qualificação acerca do tema.
Jorginho Medeiros ressalta a importância do evento para a cadeia produtiva das bebidas do estado do Piauí.
“O Festival da Cajuína e das Bebidas Regionais do Piauí foi um acontecimento muito importante, tanto para os produtores de cajuína, quanto para as outras bebidas produzidas no nosso Estado e envolvidas: cachaça, cervejas artesanais e licor. Além do encontro dessas cadeias produtivas, proporcionou conteúdo com as falas apresentadas, presença de produtores de várias regiões, engajamento, boas vendas, congraçamento, boa música e muitos elogios. Só gratidão a todos os envolvidos e ao público que participou do final de semana mais saboroso da Cidade.”
Da Redação
Com informações da Ascom
Share this content:
Publicar comentário