AirAsia pode encomendar 100 jatos regional na próxima semana

A AirAsia, companhia aérea de baixo custo da Malásia, prepara-se para anunciar a encomenda de cerca de 100 jatos regionais na Paris Air Show, na próxima semana. Segundo fontes familiarizadas com o assunto, a empresa ainda está indecisa entre adquirir o Airbus SE A220 ou o E2 da Embraer, um movimento que pode impulsionar sua recuperação pós-pandemia.

Negociações avançadas com fabricantes de aviões

As negociações com Airbus e Embraer estão na fase final, afirmam as fontes, que pediram anonimato. O financiamento atrativo é uma condição essencial para a decisão da AirAsia, podendo influenciar a escolha final, de acordo com informações obtidas.

Impacto na competição entre fabricantes

Até agora, a Airbus possui vantagem na disputa, já que fornece todos os seus jatos à companhia aérea, que conta com uma frota de 240 aeronaves, predominantemente de corredor único. Além disso, a Airbus mantém uma carteira de mais de 350 pedidos pendentes para a família A320, a mais vendida do mercado.

A aquisição de um pedido de três dígitos para o A220 daria um grande impulso ao programa, que enfrenta dificuldades devido às vendas lentas e problemas na cadeia de suprimentos. O A220, fabricado nas unidades de Mirabel, Canadá, e Mobile, EUA, tinha 486 pedidos ao final de maio, bastante inferior ao volume da família A320, que ultrapassa 7.000 pedidos.

Perspectiva para a Embraer

Para a Embraer, uma vitória nesse confronto ampliaria sua presença na Ásia e representaria um dos maiores pedidos de uma única companhia até o momento. A fabricante brasileira já fechou acordos com a Scoot (subsidiária da Singapore Airlines), Virgin Australia e ANA Holdings, do Japão.

Atualmente, a Embraer soma 334 pedidos firmes para seu jato E2, com cerca de 175 ainda pendentes. A capacidade de entregar jatos rapidamente é uma vantagem que a diferencia das concorrentes, reforçando sua estratégia de vendas, mesmo diante de um mercado desafiador.

Contexto do mercado e expectativas futuras

Enquanto a Airbus negocia uma possível encomenda de no mínimo 100 unidades do A220, o cenário econômico também influencia as decisões. A recuperação da AirAsia pós-pandemia, liderada pelo empresário Tony Fernandes, busca impulsionar sua frota e assegurar condições de crescimento sustentáveis.

Representantes da Airbus, Embraer e da própria AirAsia não comentaram as negociações até o momento. A Reuters informou anteriormente que a Airbus estaria em negociações avançadas para fornecer os 100 jatos A220 à companhia malaia, consolidando a vantagem na disputa.

O anúncio oficial deve ocorrer durante a feira de aviação em Paris, fortalecendo uma disputa que pode definir o futuro da frota regional da companhia aérea na Ásia, além de impactar o mercado global de aviões de corredor único.

Para saber mais sobre as negociações do setor aeroespacial, acesse este link.

Com informações do Jornal Diário do Povo

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