Presidente do México anuncia acordo com EUA para suspender tarifas
O governo do México anunciou que, após uma conversa entre os presidentes Donald Trump e Claudia Sheinbaum, um acordo foi estabelecido para pausar a aplicação de tarifas contra produtos mexicanos. A conversa ocorreu depois de um fim de semana de tensão e de queda nas bolsas.
“Tivemos uma boa conversa com o presidente Trump, com grande respeito por nosso relacionamento e soberania”, escreveu Sheinbaum em publicação no X.
Segundo ela, os dois países chegaram a uma série de acordos:
“O México reforçará a fronteira norte com 10.000 membros da Guarda Nacional imediatamente, para evitar o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, especialmente o fentanil”, destaca.
“Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México. Nossas equipes começarão a trabalhar hoje em duas vertentes: segurança e comércio”, continuou.
“As tarifas estão suspensas por um mês a partir de agora”, anunciou Sheinbaum.
Nas redes sociais, Trump também confirmou o acordo.
“Acabei de falar com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. Foi uma conversa muito amigável em que ela concordou em fornecer imediatamente 10.000 soldados mexicanos para a fronteira entre o México e os Estados Unidos. Esses soldados serão designados especificamente para interromper o fluxo de fentanil e de migrantes ilegais em nosso país”, explicou.
Além disso, concordamos em suspender imediatamente as tarifas previstas por um período de um mês, durante o qual teremos negociações lideradas pelo Secretário de Estado Marco Rubio, pelo Secretário do Tesouro Scott Bessent e pelo Secretário de Comércio Howard Lutnick, além de representantes de alto nível do México
Donald Trump
“Espero participar dessas negociações com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos chegar a um ‘acordo’ entre nossos dois países”, completou.
Com informações da Reuters
Share this content:
Publicar comentário