Afinal o que é mesmo a verdade? É Cristo Jesus pra todo bom intelectual? Não seria uma definição muito arrogante? Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. A verdade é muitas vezes desacreditada e o ceticismo é a descrença ou incredulidade da verdade. Aquele indivíduo que tem predisposição constante para duvidar da verdade é chamado de cético. Muita gente não gosta da verdade por medo. Por medo de ser novamente preso? Por ser preso injustamente? Verdade ou fragmentos de verdade?
A verdade é seguir os dez mandamentos. Eis a verdade. E quem não concorda? Que fique com as verdades do mundo. No mundo é tudo relativo. Até mesmo a verdade. Quais são os dez mandamentos? Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo 20. A palavra mandamento tem origem no verbo “mandar”, que significa ordem ou regra. Um mandamento é uma voz de comando, preceito ou mandado. 1. Não terás outros deuses além de mim.2. Não farás para ti nenhum ídolo, ne¬nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zelo¬so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man¬damentos. Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.4. Lembra-te do dia do Senhor, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o dia dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou. 5. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. 6. Não matarás. 7. Não adulterarás. 8. Não furtarás. 9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo. 10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença. Eis a verdade e não fragmentos da verdade?
Verdade ou fragmentos da verdade? Outro medo da verdade é a adesão a fragmentos da verdade? Exemplo: sou católico porque é muito bom tomar a cervejinha quando eu desejar tomá-la. O Padre bebe porque eu não posso beber? A questão de não consumir álcool é inerente a isso e muito menos “condenativa” biblicamente. A verdade não é ataques à fé do outro. A verdade são conjuntos inexplicáveis de argumentos sólidos e independentes de crenças ou manipulação de fatos e narrativas. A verdade é a verdade! É ordem que prevalece sob a desordem. É a convivência sensata entre inúmeras verdades?
Josenildo Nascimento Melo estudou Direito. É Bacharel em Serviço Social. Jornalista. Licenciado em Filosofia. Atualmente é estudante do Curso Superior de Enfermagem.