Já leu a sagrada escritura hoje? Completamos mais uma leitura de ponta a ponta. Isso ao ano dar quatro leituras da Bíblia. A cada três meses lemos a Sagrada Escritura. E pra quê isso? Qual o sentido e retorno? A percepção de quanto somos pó e ao pó retornaremos. E quem não cultiva este exercício? Vive entregue aos prazeres mundanos. O intuito do Mundo é provocar o esquecimento da palavra de Deus. Há quanto tempo você não pára pra ler a Sagrada Escritura? Digo completamente; não aqueles textos que Bispos, Padres e Pastores retiram da Bíblia pra “enganar e ludibriar” a população e conduzi-la como cordeiro ao abate. Rapaz você está ficando cada vez mais pragmático?
Certo mesmo é a arte da sobrevivência. Tem um ditado nas universidades americanas: “os latinos e africanos sobrevivem e os europeus e americanos vivem”. É discriminação social ou a própria realidade? O debate é mais profundo. Quer “compreender lavagem de dinheiro”? Verifiquem contratações de shows, hotéis e Igrejas; são outra máxima das melhore faculdades norte americanas. Quanto mais sabedoria menos arrogância? Depende do parâmetro. Por exemplo, em província invés de ocuparem espaços de poder fazem é juntar-se ao atual comando de poder? Governo nenhum pode se sentir completamente seguro. É pra isso que existem oposições internas e externas. O que são os homens externamente? Tudo aquilo que publicamente é aceitável, honesto e justo. E a imagem interna? Tem uma coluna governamental em um dos portais de Teresina que a cada coluna faz propaganda préeeitoral pra um précandidato e não acontece nada? Pra você perceber o tamanho da cobertura desigual, é que quase toda coluna tem uma foto de um précandidato e de outro nada e nenhuma?
Qual a razão de nada de punibilidade com certo précandidato? Falta de gente das oposições no espectro estrutural vigente. Por onde anda a arte da sobrevivência na questão interna e não externa? Não se sabe. Está em falta no mercado homens e mulheres capazes do contraditório? A nível nacional já está em vigor “a rebelião das pessoas de poder” e localmente? Tudo sob controle. E qual a razão? O mercado está ganhando espaço. A Privatização da Agespisa será um grande marco diferencial do atual governo. Já pensou se tivesse força nacional no partidão; tudo seria diferente. Qual então é a arte da sobrevivência? O poder de adaptação. Qual a única instituição que não precisa de adequações? A Igreja. Por que adveio de Cristo Jesus e criou seu próprio mundo e somente se “envolve neste momento pra comer na mesa e nunca debaixo”. Independe de poderes. Que nada vivem é pedindo? Tem “disfarce melhor” do que esse?
Na arte da sobrevivência quem mais tem é que mais pede. Você presenciou espaços de poder onde se vende dificuldades pra colher facilidades? Você leitor é do tipo que dispõe de dinheiro, mas não de poder político? Quer saber como a banda toca neste mundo? Visite New Orlenas na Louisiana e verás o que é política interna de verdade. O externo é o theatro da vida. O que move o mundo são as articulações internas no poder. È por isso que tal situação local parece que vai levar (mas externamente); internamente curso dos ventos não mudará de mãos. Deus existe. Creia!
Por Josenildo Melo