Governo anuncia criação de 8,8 mil cargos em universidades e Anvisa

O governo federal revelou nesta segunda-feira (1º) a proposta de criar 8,6 mil cargos efetivos para universidades federais e 225 para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As funções serão preenchidas por meio de concursos públicos, reforçando o quadro de servidores do Executivo federal.

Novas carreiras e oportunidades no serviço público

Além dos cargos nas universidades e na Anvisa, há a previsão de estabelecer uma nova carreira de analista técnico no âmbito do governo federal. Segundo a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, essa carreira permitirá que servidores atuem em diferentes ministérios, exercendo funções atualmente ocupadas por administradores, analistas, arquivistas, bibliotecários, contadores e técnicos em comunicação social.

Foco na modernização e eficiência

De acordo com Esther Dweck, a iniciativa visa ampliar a capacidade de atuação do setor público com a contratação de profissionais qualificados. “Nosso objetivo é fortalecer o serviço público e promover maior eficiência na gestão de recursos e políticas públicas”, afirmou durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Contexto e impacto financeiro

O projeto de criação de cargos faz parte de uma série de medidas anunciadas pelo governo para modernizar a administração pública e melhorar os serviços prestados à população. Segundo estimativas do Ministério da Economia, a implementação da proposta terá impacto de aproximadamente R$ 4,2 bilhões nos cofres públicos ao longo dos próximos anos (Fonte).

Outras medidas e assinatura de MP

Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também assinou uma medida provisória que reajusta os salários das forças de segurança do Distrito Federal e de estados vizinhos, incluindo Amapá, Rondônia e Roraima. A medida faz parte do pacote de ações para valorização dessas categorias, reforçando o compromisso do governo com a segurança pública.

O ministro da Economia anunciou que as novas vagas serão abertas por meio de concursos previstos para os próximos meses, contribuindo para a modernização do quadro de servidores federais e fortalecimento do setor público.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário